| |
 |
As
mulheres grávidas podem obter o cobre que necessitam
em alimentos como mariscos, ostras, fígado,
nozes e sementes, feijão, pão integral
e cacau. A boa notícia para quem sofre se privando
do chocolate é que ele um grande aliado das
mulheres grávidas. |
Pesquisadores de Londres concluíram
que os bebês prematuros alimentados com leite enriquecido
em suas primeiras semanas de vida apresentam um maior Coeficiente
intelectual (QI).
O mais recente estudo, publicado na revista Investigación
Pediátrica mostra inclusive que os benefícios
continuam na adolescência. Além disso, foi
detectado que uma parte em particular do cérebro
se desenvolvia melhor naqueles que haviam tomado o leite
enriquecido.
A equipe do Hospital para Crianças de Great Ormond
Street e o Instituto de Saúde de Crianças
(UCL) comprovam que alimentar cedo pode inclusive alterar
a estrutura do cérebro.
A pesquisadora chefe, Dra. Elizabeth Isaacs comentou: "Não
está claro se isto se aplica só às
crianças prematuras que possuem problemas específicos.
Mas, obviamente, a pergunta que deveria ser feita é
se há maiores implicações, alimentando
bebês que nascem prematuramente. Aqueles bebês
que receberam fórmula padrão, a uma versão
enriquecida com proteínas, gordura, cálcio,
fósforo, ferro, zinco e cobre.
Ao comparar quem recebeu leite enriquecido e quem não
recebeu, observou-se que os bebês que receberam o
leite enriquecido obtiveram melhores resultados. Na idade
de 7 ou 8 anos, a diferença foi particularmente notória
em meninos: os alimentados com uma dieta normal tinham um
coeficiente intelectual verbal de 12,2 pontos a menos do
que a média daqueles que se alimentaram com a fórmula
enriquecida.
Na análise final, finalizada quando os meninos já
tinham 16 anos, havia uma maior lacuna entre as meninas
alimentadas com uma versão padrão e suas contrapartes
com fórmula enriquecida.
Além disso, os pesquisadores fizeram uma tomografia
computadorizada dos cérebros das crianças
para poder explicar estas variações. Encontraram
diferenças substanciais entre os dois grupos quanto
ao tamanho do núcleo caudato – uma parte do
cérebro associada com a memória.
Por que cobre?
A quantidade de cobre que se encontra no corpo humano (50
a 120 miligramas) provavelmente caberia na cabeça
de um alfinete, mas essa quantidade tão pequena não
impede que este poderoso mineral contribua para impressionantes
proezas para promover uma ótima saúde. Embora
o cobre encontre-se nos lugares mais recônditos do
corpo, tende a concentrar-se nos órgãos com
alta atividade metabólica, incluindo o fígado,
cérebro, rins e coração.
Nas mulheres grávidas, o cobre é transmitido
da placenta para o feto. Os bebês prematuros normalmente
têm 15mg de cobre em seu corpo, grande parte dele
armazenado no fígado.
No entanto, as evidências sugerem que aproximadamente
30% das dietas ocidentais têm deficiências marginais
de cobre, as quais devem ser supridas através da
ingestão de alimentos ricos em cobre.