Home Sobre o cobre Aplicações do cobre Cobre para todos Cobre para especialistas
 
 
   
 
     
   

Notícias

Gaiolas para salmões em cobre: oportunidade para aumentar o consumo
 
Dieta rica em cobre pode proteger o coração

Pelo menos é o que sugere uma pesquisa do Centro Médico da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos.

Um estudo publicado no jornal de Medicina Experimental em Channelnewsasia.com apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com dois grupos de ratos que foram alimentados com comidas ricas em cobre.

O grupo A recebeu uma porção três vezes superior ao normalmente recomendado na ingestão diária de cobre, enquanto o grupo B ficou com a dose normal.

Posteriormente, os pesquisadores provocaram uma condição de hipertrofia cardíaca (quando o coração cresce em virtude de uma doença ou de elevada pressão sanguínea), atingindo todos os ratos.

As falhas no coração ocorreram após oito semanas no grupo B. Já os corações dos ratos que receberam dietas ricas em cobre (grupo A) voltaram ao seu tamanho normal, apesar da estimulação cardíaca, depois que a dose da dieta de cobre foi aumentada.

A doença denominada “hipertrofia cardíaca” faz com que os músculos se tornem mais densos, o que obstrui o fornecimento de sangue para o corpo. Os pesquisadores concluíram que as dietas elevadas em cobre podem ajudar no tratamento das doenças que afetam o coração e os músculos, embora seja necessário desenvolver estudos em humanos para conhecer os seus efeitos.

De acordo com Nehal Kamdar, nutricionista do Hospital Raffles de Cingapura, “O cobre presente na dieta serve para múltiplos propósitos ao corpo. Ajuda a manter a saúde dos ossos, diminui o dano aos tecidos causado pelos radicais livres, protege os nervos e mantém a glândula tiróide funcionando normalmente”.

Os médicos recomendam uma ingestão diária de cobre de 900 microgramas (mcg), com um limite máximo de 10.000 mcg por dia nos adultos. Meia xícara de castanhas de caju torradas, por exemplo, contém cerca de 80 mcg do cobre, enquanto 100 gramas de mexilhões cozidos fornecem 200 mcg do mineral.

Kamdar adverte: “Comer de maneira variada é a melhor forma de obter uma quantidade adequada de cobre. E como o cobre é eliminado durante o processo de cozimento, o ideal é cozinhar os alimentos com pouca água e no menor tempo possível, para reter o nutriente”.

 
 
 
 
Notícia em Destaque:
China usa cobre para fabricar moedas e medalhas olímpicas
Implantes de microchip feitos
de cobre: nova forma de
identificar gado
Nanocabos de cobre crescem em novo processo para criar amostras á longo prazo
Cobre pode ajudar a reduzir doenças em rosas
Alimentação materna: fundamental no desenvolvimento do cérebro
Cobre poderia combater HIV
Cientistas desenvolvem anticancerígeno baseado
em cobre
Telefones celulares:
fonte de cobre
Múmia chilena é das melhores preservadas do mundo,
graças ao cobre
Edifício com cobre no Arizona:
uma significativa contribuição
à arquitetura
Fios de cobre pederiam alcançar velocidades de 100 gigabyts
por segundo
Contribuição do cobre na redução dos custos de energia em infraestruturas públicas: pistas de patinação na Suécia
Archivo de notícias

 

 
 
     
     
  | Sobre o cobre: o cobre na história | o cobre na economia | principais usos | sala de imprensa |    
  | Aplicações do cobre: energia sustentável | energia solar | instalações elétricas | tubulações de cobre | arquitetura |    
  | Cobre para todos | Cobre para especialistas    
  | Institucionais: quem somos | escritório local | escritório regional | escritório central |